Menino crescido a caminho do 1º ano

Ainda ontem me cabia no colo, anteontem mamava desalmadamente e partia os cacaréus que tinha em cima dos móveis, também fazia circuitos de papel higiénico pela casa toda e em Setembro já vai para o 1.º ano.

Meu bebé, meu Salvador el furacón, meu menino crescido.

Lembro-me como se fosse hoje do meu primeiro dia de aulas no 1.º ano. Aterrei de pára quedas na zona precisamente no dia antes de começarem as aulas. Não conhecia ninguém, nunca frequentei infantários nem pré escolas e a maior aglomeração de coisas que mexiam que tivera visto na vida era o galinheiro da minha avó. Aquelas pessoas pequeninas, sentadas em cadeiras pequeninas era uma coisa muito sinistra para esta menina do campo. Entrei e sentei-me ao lado de uma mini pessoa e ali fiquei. Foi muito assustador. A professora metia-me medo, os meus colegas também. Depois habituei-me e fui uma menina feliz na escola primária.

Atualmente creio que a adaptação é muito mais simples para as crianças. Todas fazem pré-primária e vão assimilando regras e comportamentos a ter em sala de aula. Aprendem a conviver e a relacionar-se com os pares e isso é meio caminho andado para o sucesso na fase seguinte.

O menino crescido está muito expectante com o 1.º ano, diz que não quer fazer trabalhos de casa, nem estar sentado a trabalhar! Isto tem tudo para correr bem.

Todos os dias me pede uma mochila de rodinhas e não quer levar a lancheira do mocho porque os amigos dizem que é de bebé. Sofre de ansiedade como a mãe, nada a fazer.

Só não sei onde o vou encafuar as três semanas das férias de Natal mas tirando isso estou tranquila. Vai ser uma nova experiência para todos.

Mentira, eu quero o meu bebé de volta.