Pré escola aos 4

Desde os 4 meses que os meus filhos frequentam o infantário e sinto-me bastante confortável com o acompanhamento que têm na instituição. 
Porém o mais velho faz 4 anos em breve e tem a oportunidade de mudar para a pré escola do ensino público a partir de Setembro. Desde o ano lectivo de 2016/2017 que as crianças de 4 anos passaram a ter um lugar garantido nas pré escolas de todo o país, frequentando 2 anos de pré escolar.
No entanto estou muito indecisa com esta mudança. 
Por um lado acho que lhe fazia bem, mudar de ambiente, mudar de educadores, de colegas e abraçar um novo desafio (para não falar na poupança monetária mensal). Por outro ainda o vejo tão imaturo, tão temperamental que receio que esta mudança abrupta para uma escola enorme em que ninguém o conhece possa afetar o seu problema de relacionamento com os outros.
O Salvador é uma criança que apresenta alguma dificuldade em lidar com os pares. É um menino que gosta de liderar e que resolve as mais variadas situações com agressividade. Se um colega lhe tira o brinquedo ele vai e arranha. Se outro desalinha os livros ele empurra, se os colegas dizem “cocó mijado” (expressão proibida na sala) ele dá um pontapé e é assim que vai gerindo as emoções.

Esta questão não é bem vista pelos pais dos outros meninos que consideram o meu filho uma ameaça e isto gera situações muito desconfortáveis na escola.

Apesar de tudo é uma criança saudável, meiga, inteligente e tem feito melhorias consideráreis. Agora é o queixinhas, todas as pequenas situações do dia-a-dia vai a correr contar aos cuidadores e os dias têm passado sem episódios relevantes.

Ser mãe é tão difícil, principalmente quando temos de tomar decisões muito importantes que implicam alterações profundas na vida familiar.

***
Follow me: Instagram @blog_ohcutxicutxi | Facebook